Aprenda português pela web

Um dos melhores espaços para aprender  o idioma através da web é a seção Aprender do Centro Virtual Camões, mais uma das primorosas iniciativas educacionais do Instituto Camões, de Portugal. Os recursos são variados e concebidos para apoiar a aprendizagem da língua em suas vertentes oral e escrita. Há ainda uma seção lúdica, na modalidade “aprenda brincando”, com jogos e muita diversão em matéria de expressão verbal.

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues.html

Outra opção contém a assinatura e uma coleção de imperdíveis lições do professor brasileiro Pasquale Cipro Neto. Trata-se da seção Nossa Língua Portuguesa, uma das ramificações do Alô Escola, portal educacional da TV Cultura, de São Paulo, que reúne material do magistral programa televisivo do professor Pasquale.

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/

Num dos maiores portais da web brasileira, navegue pelo site da revista Língua Portuguesa, publicada pela Editora Escala. Os textos dão conta de questões que ampliam o conhecimento prático e o senso crítico sobre o uso do idioma. São ideais para aprendizes que queiram adquirir uma maior consciência e domínio da linguagem e ao mesmo tempo são destinados para professores antenados e ávidos por novas metodologias de ensino.  Para conhecer bem como o conteúdo é oferecido online, depois de visitar a página principal, acesse, através do menu Seções, os seguinte itens: Capa, Reportagens, Etimologia, Gramática Tradicional, Ensino, Estante e Retratos.

http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/

Além de franquear acesso ao conteúdo dessa revista, o portal Uol tem seção própria voltada para a Educação. Conheça, nela, por exemplo, um ótimo resumo do professor Jorge Viana de Moraes sobre  Características dos verbos regulares e irregulares. A par desse texto, veja que a seção contém  incontáveis dossiês com matérias variadíssimas sobre a língua, distribuídos também de acordo com os níveis de ensino-aprendizagem “Fundamental” e “Médio”. Os dossiês podem ser acessados, através de um índice em ordem alfabética, que aparece depois de clicar no menu logo acima de cada um dos textos disponibilizados. Há, além disso, dicionário para consultar online em cada página.

http://educacao.uol.com.br/portugues/verbos-caracteristicas.jhtm

Se para você o que mais importa é exercitar a conjugação de verbos, na variante do idioma falada em Portugal experimente os ‘exercícios interactivos’ do professor Vaz Nunes, e sinta-se fazendo um estudo acompanhado, avaliado passo a passo.

http://web.educom.pt/pr1305/lp.verbos_hotpot.htm

Também, como o anterior link, a partir da variante europeia do idioma, vale frequentar o portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, isto se você for um usuário bem versado na língua, ávido por enfrentar e sanar qualquer dúvida,  independente do grau de complexidade que represente. Dentre outros patrocínios, o portal é apoiado pelo Ministério da Educação de Portugal.

_

http://www.ciberduvidas.com/

Descobriu ou conhece algum outro site ou portal instigante para a aprendizagem do idioma? Compartilhe sua descoberta ou conhecimento indicando-nos o link em comentário a este post!

Be Sociable, Share!

2 Responses to “Aprenda português pela web”


Leave a Reply


TransPortuguese em Facebook

Acompanhe nosso blog

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner